SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A construção de um instrumento de avaliação discente de um programa de pós-graduaçãoRelación del desarrollo cognitivo con el clima familiar y el estrés de la crianza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

BRITO, Divino Pereira de  e  GOULART, Iris B.. Avaliação psicológica e prognóstico de comportamento desviante numa corporação militar. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.2, pp. 149-160. ISSN 1413-8271.

Este trabalho é um relatório de pesquisa documental realizada numa corporação policial militar, na qual o exame psicológico é utilizado no processo seletivo. Pela análise dos registros da referida corporação, foram identificados os casos de desvio de comportamento praticados por policiais contra-indicados ou indicados com restrições com base no exame psicológico e admitidos por ordem judicial ou por falta de contingente no período compreendido entre 1994 e 2002. Foram confrontados os desvios cometidos com o resultado do exame psicológico realizado por ocasião do processo seletivo e contatou-se que entre os policiais militares de conduta desviante há uma significativa incidência de contra-indicados no exame psicológico, que foram admitidos. A pesquisa oferece ao comando da corporação e ao Ministério Público argumentos reforçadores da utilização do exame psicológico como recurso destinado ao prognóstico de comportamento desviante.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Carreira policial; Comportamento desviante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )