SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Relación del desarrollo cognitivo con el clima familiar y el estrés de la crianzaAgressividade em jogadores de futebol: estudo com atletas de equipes portuguesas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

GOMIDE, Paula Inez Cunha; SALVO, Caroline Guisantes de; PINHEIRO, Debora Patricia Nemer  e  SABBAG, Gabriela Mello. Correlação entre práticas educativas, depressão, estresse e habilidades sociais. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.2, pp. 169-178. ISSN 1413-8271.

O modelo de Estilo Parental de Gomide é composto por sete práticas educativas, sendo cinco relacionadas ao desenvolvimento de comportamentos anti-sociais (o abuso físico, a punição inconsistente, a disciplina relaxada, a monitoria negativa e a negligência) e duas favoráveis ao desenvolvimento de comportamentos pró-sociais (a monitoria positiva e o comportamento moral). O Inventário de Estilos Parentais de Gomide - IEP fornece um índice final, que reflete a força das sete variáveis no modo de educar dos pais. O objetivo deste trabalho foi correlacionar o IEP com inventários de depressão, estresse e habilidades sociais. Participaram desta pesquisa oito casais e seus filhos, sendo metade das famílias identificadas como de risco e a outra metade como de não-risco por meio do IEP. Obteve-se pelo teste não-paramétrico de Mann-Whitney correlação positiva entre o IEP e o fator 2 (auto-afirmação na expressão de sentimentos positivos) do Inventário de Habilidades Sociais de Del Prette e Del Prette (U=8 e p=0,01), e correlação negativa entre o IEP e Inventário de Stress de Lipp (U=7; p=0,005) e de Depressão de Beck (U=6,5 e p=0,007). A literatura aponta que famílias de risco têm práticas parentais negativas, estresse e depressão elevados e habilidades sociais rebaixadas. Os dados encontrados indicam que o IEP é um instrumento que tem indicadores de comportamento de risco e de não-risco que está em consonância com os outros instrumentos utilizados pela literatura pesquisada.

Palavras-chave : Estilos parentais; Comportamento pró-social; Comportamento anti-social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )