SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2A correlation between educative practices, depression, stress and social abilitiesBreast self-exam practice in women from an universitary community author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

BIDUTTE, Luciana de Castro; AZZI, Roberta Gurgel; RAPOSO, José Jacinto B. Vasconcelos  and  ALMEIDA, Leandro S.. Agressividade em jogadores de futebol: estudo com atletas de equipes portuguesas. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.2, pp. 179-184. ISSN 1413-8271.

A agressividade no desporto, a par da novidade, é objeto de alguma controvérsia explicativa em face das várias teorias que analisam este tema. Sendo um tema amplamente divulgado socialmente, é certo que não tem merecido suficiente tratamento por parte da investigação nas ciências sociais e humanas. O presente trabalho teve por objetivo recolher e analisar o comportamento agressivo de jogadores portugueses de futebol. Participaram no estudo 125 jogadores do escalão sênior, que pertenciam a 1a Liga do Campeonato de Portugal em 2000-2001 e 88 jogadores do escalão júnior das duas subdivisões (17 e 18 anos). Os jogadores do escalão sênior situavam-se na faixa etária entre 20 e 35 anos, enquanto os futebolistas do escalão júnior variavam entre 17 e 19 anos. Este estudo envolveu a aplicação do Bredemeier Athletic Aggression Inventory (BAAGI). Os resultados sugerem que os jogadores pertencentes ao escalão sênior apresentam índices superiores de agressividade reativa ou hostil, havendo uma avaliação estatisticamente representativa entre o número e o tipo de cartões (amarelos e vermelhos) recebidos pelo atleta e as suas auto-avaliações em termos de agressividade.

Keywords : Agressão; Agressão no desporto; Agressão no futebol; Avaliação da agressão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )