SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Aggressiveness in soccer players: Study with athletes from portuguese teamsMovement of objectivity and subjectivity, mediated for the artistic creation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

MULLER, Marisa Campio et al. A prática do auto-exame das mamas em mulheres de uma comunidade universitária. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.2, pp. 185-190. ISSN 1413-8271.

Dados estatísticos atuais apontam para elevados índices de prevalência e mortalidade em mulheres acometidas pelo câncer de mama (INCA, 2004), o que poderia ser minimizado pela prática do auto-exame, visto que esta se caracteriza como elemento facilitador de diagnóstico precoce. Esta pesquisa teve como objetivo conhecer a prática do auto-exame das mamas em mulheres representantes da população da PUCRS. Para tanto foi utilizada uma abordagem mista (qualitativa e quantitativa), aplicando-se como instrumento um questionário semi-estruturado, em uma amostra de 215 mulheres. Os resultados mostraram que apenas 25% das mulheres pesquisadas referem adotar a prática do auto-exame das mamas periodicamente como cuidado preventivo. O estudo também evidenciou que todas essas mulheres reconhecem a importância desta prática, porém, muitas vezes não sabem ou não lembram de realizá-la, e outras vezes a praticam de maneira inadequada (com relação à freqüência).

Keywords : Auto-exame; Câncer de mama; Diagnóstico precoce.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )