SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Breast self-exam practice in women from an universitary communityItem Response Theory to analyze a statistics test in university students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

ZANELLA, Andréa Vieira et al. Movimento de objetivação e subjetivação mediado pela criação artística. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.2, pp. 191-199. ISSN 1413-8271.

Este texto tem por objetivo refletir sobre o movimento de um sujeito e sua relação com a criação artística, apontando que neste processo articulam-se dialeticamente o saber, o fazer e o sentir. As análises sustentam-se nas falas desse sujeito, coletadas por meio de entrevistas e registros em vídeo de sua participação em uma disciplina de um curso de graduação em Psicologia. As reflexões decorrentes, por sua vez, pautam-se nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e revelam a complexidade do processo de constituição do sujeito que, via atividade criadora, parte da realidade e a transforma, transformando nesse movimento a si mesmo e ao modo como significa tanto a sua própria trajetória quanto o contexto do qual ativamente participa.

Keywords : Constituição do sujeito; Atividade criadora; Criação artística; Psicologia histórico-cultural; Objetivação e subjetivação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )