SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2A prática do auto-exame das mamas em mulheres de uma comunidade universitáriaTeoria de Resposta ao Item na análise de uma prova de estatística em universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

ZANELLA, Andréa Vieira et al. Movimento de objetivação e subjetivação mediado pela criação artística. PsicoUSF [online]. 2005, vol.10, n.2, pp. 191-199. ISSN 1413-8271.

Este texto tem por objetivo refletir sobre o movimento de um sujeito e sua relação com a criação artística, apontando que neste processo articulam-se dialeticamente o saber, o fazer e o sentir. As análises sustentam-se nas falas desse sujeito, coletadas por meio de entrevistas e registros em vídeo de sua participação em uma disciplina de um curso de graduação em Psicologia. As reflexões decorrentes, por sua vez, pautam-se nos aportes teóricos da Psicologia Histórico-Cultural e revelam a complexidade do processo de constituição do sujeito que, via atividade criadora, parte da realidade e a transforma, transformando nesse movimento a si mesmo e ao modo como significa tanto a sua própria trajetória quanto o contexto do qual ativamente participa.

Palavras-chave : Constituição do sujeito; Atividade criadora; Criação artística; Psicologia histórico-cultural; Objetivação e subjetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )