SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Preditores de saúde e bem-estar psicológico em adolescentes gestantesAdaptação brasileira da Escala de Atitudes Disfuncionais (DAS) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

KRISTENSEN, Christian Haag; PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta  y  KASZNIAK, Alfred W.. Transtorno de estresse pós-traumático e funções cognitivas. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.1, pp. 17-23. ISSN 1413-8271.

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um transtorno prevalente, associado a alterações neurobiológicas e cognitivas. O presente artigo é um estudo teórico sobre as aplicações da avaliação neuropsicológica no TEPT. Inicialmente são revisados aspectos conceituais do transtorno, bem como alterações neurobiológicas relacionadas aos prejuízos cognitivos comumente detectados. Finalmente, argumenta-se que a avaliação dos prejuízos nas funções de memória, atenção e, sobretudo, funções executivas são relevantes tanto para a intervenção clínica junto ao paciente quanto para o refinamento das teorias psicológicas do TEPT.

Palabras clave : Transtorno de Estresse Pós-Traumático; Cognição; Trauma; Funções executivas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )