SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Post traumatic stress disorder and cognitive functionsDifferential item functioning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

ORSINI, Mara Rúbia de Camargo Alves; TAVARES, Marcelo  and  TROCCOLI, Bartholomeu Tôrres. Adaptação brasileira da Escala de Atitudes Disfuncionais (DAS). PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.1, pp. 25-33. ISSN 1413-8271.

A Escala de Atitudes Disfuncionais (DAS) avalia crenças e pressuposições que podem criar alguma vulnerabilidade cognitiva para depressão. Este estudo examinou a consistência, a estrutura interna da DAS-A e DAS-B e suas correlações com o Inventário Beck de Depressão (BDI). Esses instrumentos foram aplicados a uma amostra de duzentos e setenta e três estudantes universitários, com idades entre 19 e 25 anos (68,8%), solteiros (85,7%), mulheres (62,6%), e cursando os primeiros dois anos (63,7%) de faculdade. Os resultados revelaram índices aceitáveis de confiabilidade e uma boa estrutura fatorial das duas formas da DAS, demonstrando que elas podem ser consideradas como equivalentes. Todavia, as correlações entre ambas as formas e o BDI sugeriram uma não-especificidade da escala com sintomas de depressão. Novos procedimentos que melhorem as propriedades da escala poderão habilitar seu uso não somente em futuras pesquisas em psicopatologia, mas também possibilitarão o uso clínico da escala DAS.

Keywords : Atitudes disfuncionais; Escala; Propriedades psicométricas; Depressão; Vulnerabilidade cognitiva.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )