SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1O funcionamento diferencial dos itensFuncionalidade da relação entre habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

FONSECA, Patrícia Nunes da; CHAVES, Sandra Souza da Silva  e  GOUVEIA, Valdiney Veloso. Professores do ensino fundamental e bem-estar subjetivo: uma explicação baseada em valores. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.1, pp. 45-52. ISSN 1413-8271.

Este estudo teve como objetivo conhecer em que medida estão correlacionados os valores humanos e o bem-estar subjetivo dos professores do ensino fundamental do estado da Paraíba. Participaram 313 professores, que responderam o Questionário dos Valores Básicos, a Escala de Afetos Positivos e Negativos, a Escala de Vitalidade, o Questionário de Saúde Geral - QSG-12 e a Escala de Satisfação com a Vida e perguntas socioocupacionais. Dentre os resultados encontrados, destacam-se os valores normativos apresentando correlação direta com os afetos positivos (r = 0,17, p < 0,01) e satisfação com a vida (r = 0,12, p < 0,05) e correlacionando-se negativamente com depressão (r = -0,13, p < 0,05) e com a pontuação total do bem-estar (r = -0,18, p < 0,01). Os resultados podem ser melhor compreendidos a partir do contexto socioocupacional desses profissionais.

Palavras-chave : Bem-estar subjetivo; Valores; Saúde do trabalhador.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )