SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue1Primary-school teachers' subjective well-being: an explanation based on value prioritiesVocational indecision, anxiety and depression in adolescence: The influence of parenting styles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

MOLINA, Renata Cristina Moreno  and  DEL PRETTE, Zilda Aparecida Pereira. Funcionalidade da relação entre habilidades sociais e dificuldades de aprendizagem. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.1, pp. 53-63. ISSN 1413-8271.

Estudos no campo das habilidades sociais têm demonstrado a existência de relações entre desempenho interpessoal e acadêmico, embora ainda haja contradições quanto à natureza e funcionalidade dessa relação. O presente estudo pretendeu examinar a relação empírica entre esses dois aspectos por meio de: a) promoção das habilidades sociais com avaliação dos efeitos sobre o repertório acadêmico e b) promoção do repertório acadêmico com avaliação dos efeitos sobre o repertório de habilidades sociais. Utilizou-se um delineamento quase experimental de grupo (um grupo controle e dois experimentais), avaliando-se o repertório acadêmico e social dos alunos antes e após a intervenção. Participaram 16 estudantes com dificuldades na aprendizagem de leitura e escrita, cujas idades variavam entre sete e treze anos. O Treinamento em Habilidades Sociais consistiu em atividades lúdico-pedagógicas com objetivos organizados em ordem crescente de complexidade. A intervenção acadêmica caracterizou-se pelo ensino de 51 palavras de duas e três sílabas simples. Do repertório acadêmico registrou-se leitura, nomeação e ditado. As habilidades sociais foram avaliadas pelo próprio participante e por seus professores e colegas. Os resultados mostraram que, enquanto o grupo que passou por intervenção acadêmica apresentou ganhos em leitura e escrita, o grupo que passou pela intervenção em habilidades sociais apresentou ganhos no repertório social e no acadêmico. Os resultados favoreceram a idéia da existência da relação funcional entre habilidades sociais e acadêmicas.

Keywords : Dificuldades de aprendizagem; Leitura-escrita; Habilidades sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )