SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Indecisão profissional, ansiedade e depressão na adolescência: a influência dos estilos parentaisÁlcool e agentes comunitários de saúde: um estudo das representações sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

NORONHA, Ana Paula Porto  e  AMBIEL, Rodolfo Augusto Matteo. Orientação profissional e vocacional: análise da produção científica. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.1, pp. 75-84. ISSN 1413-8271.

O presente estudo objetivou analisar a produção científica brasileira da área de orientação profissional no período compreendido entre a década de 50 até o ano de 2005. Para tanto, procedeu-se à busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicas BVS e IndexPsi em fevereiro de 2006, utilizando-se as palavras-chave Orientação Profissional, Orientação Vocacional, Interesses Profissionais, Escolha Profissional e Testes de Interesse para busca. Dessa busca, foram extraídos resumos e referências, daqueles que os possuíam. Os resultados revelaram que houve um aumento da produção a partir da década de 90 e que os trabalhos tratavam mais de revisões teóricas e de verificação da qualidade dos instrumentos de avaliação. Dentre as estratégias de avaliação mais utilizadas encontravam-se as técnicas não padronizadas e os instrumentos de interesse.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Testes psicológicos; Testes de interesse.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )