SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Orientação profissional e vocacional: análise da produção científicaSintomas depressivos em adolescentes de um colégio particular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

CASTANHA, Alessandra Ramos  e  ARAUJO, Ludgleydson Fernandes de. Álcool e agentes comunitários de saúde: um estudo das representações sociais. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.1, pp. 85-94. ISSN 1413-8271.

Esta pesquisa teve como objetivo verificar as Representações Sociais de Agentes Comunitários de Saúde (ACS's) acerca do uso do álcool. Participaram 70 ACS's da cidade de Ipojuca -PE, de ambos os sexos, com média de idade 26 anos. Foram utilizados como instrumentos entrevistas semi-estruturadas e o Teste de Associação Livre de Palavras. O material coletado pela entrevista foi categorizado pela análise de conteúdo temática e os do teste de associação foram processados pelo software Tri-Deux-Mots, através da análise fatorial de correspondência. Os dados obtidos entre os ACS's revelaram representações do álcool como uma droga prejudicial à saúde e que pode levar à morte. No que se refere às conseqüências na vida do usuário, de forma majoritária os ACS's apontaram os problemas familiares decorrentes do álcool. Conclui-se da necessidade de intervenções no âmbito da prevenção primária com o intuito de diminuir as conseqüências advindas do uso abusivo do álcool.

Palavras-chave : Álcool; Agentes comunitários de saúde; Representações sociais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )