SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Construção e validação de uma escala de extroversão no modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

DE MOURA, Cristiane Faiad  y  PASQUALI, Luiz. Construção de um teste objetivo de resistência à frustração. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 137-146. ISSN 1413-8271.

O presente estudo teve como objetivo construir um instrumento de formato objetivo, com base no teste projetivo Picture Frustration Study (PFT) de Rosenzweig, denominado Teste Objetivo de Resistência à Frustração - TORF. Este estudo foi realizado com uma amostra de 555 estudantes universitários de instituições universitárias de Brasília, a partir da aplicação coletiva de um instrumento. A aplicação foi realizada por psicólogos e alunos treinados. As respostas dos sujeitos foram analisadas quanto à ocorrência de cada alternativa. Alguns critérios foram traçados para a escolha do item que compôs a versão final do instrumento. Apesar de não haver indícios na literatura brasileira de uma proposta como esta, este estudo sugere um instrumento promissor a ser trabalhado para uso futuro em seleção de pessoal.

Palabras clave : Frustração; Teste; Forma objetiva.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )