SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Construção de um teste objetivo de resistência à frustraçãoEstudo correlacional entre o Teste de Pfister e o Desenho da Figura Humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

NUNES, Carlos Henrique Sancineto da Silva  e  HUTZ, Cláudio Simon. Construção e validação de uma escala de extroversão no modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 147-155. ISSN 1413-8271.

O presente estudo visou a construção e validação de construto de uma escala para a mensuração de extroversão no modelo dos Cinco Grandes Fatores de Personalidade. Nesse modelo, extroversão engloba traços que descrevem nível de comunicação, assertividade, gregariedade, busca por diversão, ente outros. A validade de construto da Escala Fatorial de Extroversão (EFE) contou com uma amostra de 1.084 pessoas de cinco estados brasileiros, de ambos os sexos, com nível de escolarização médio ou superior. Foram realizadas análises fatoriais para a verificação da dimensionalidade da EFE, sendo a solução de quatro fatores considerada a mais adequada. Os fatores extraídos foram denominados comunicação, altivez, assertividade e interações sociais, com alfas de Cronbach de 0,90; 0,78; 0,78 e 0,83, respectivamente. A escala geral apresentou uma consistência interna de 0,91.

Palavras-chave : Personalidade; Extroversão; Avaliação psicológica; Cinco Grandes Fatores.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )