SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Construção e validação de uma escala de extroversão no modelo dos Cinco Grandes Fatores de PersonalidadeCaracterísticas psicométricas do Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS) em estudantes universitários brasileiros índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

CARDOSO, Lucila Moraes  e  CAPITAO, Cláudio Garcia. Estudo correlacional entre o Teste de Pfister e o Desenho da Figura Humana. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 157-166. ISSN 1413-8271.

Este estudo teve como objetivo buscar as correlações existentes entre os indicadores emocionais e cognitivos das Pirâmides Coloridas de Pfister e do Desenho da Figura Humana, tanto no sistema DFH-Koppitz como no DFH-Sisto. As técnicas das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) e do Desenho da Figura Humana (DFH) são instrumentos projetivos que permitem que se conheçam aspectos da personalidade de quem os executa. De acordo com a literatura, os dois métodos medem o mesmo construto, justificando o objetivo do presente estudo. Neste estudo, foram considerados os protocolos do TPC e do DFH de 118 meninos e meninas com idade entre 6 e 12 anos, estudantes do pré à sexta série e nível socioeconômico variado. Os testes foram aplicados em uma única sessão individual, com tempo livre. Utilizou-se o SPSS para estabelecer a relação entre os dois instrumentos. As análises empregadas possibilitaram verificar algumas relações entre os indicadores emocionais e cognitivos dos dois testes.

Palavras-chave : Desenho da Figura Humana; Teste das Pirâmides Coloridas; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )