SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Consistência interna e fatorial do Inventário Multifatorial de Coping para AdolescentesAdaptação e validação de construto da Escala de Satisfação no Trabalho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

VILLEMOR-AMARAL, Anna Elisa de  y  PASQUALINI-CASADO, Lílian. A cientificidade das técnicas projetivas em debate. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 185-193. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste trabalho é rever uma série especial de artigos antagônicos sobre a validade e o status científico dos métodos projetivos, uma vez que o foco dos debates atuais recai novamente sobre o mérito das técnicas projetivas em contraposição às objetivas, principalmente no que diz respeito ao pouco rigor metodológico nos estudos de validação e ausência de validade incremental, o que, conseqüentemente, repercute na credibilidade dos profissionais e pesquisadores que as utilizam. Neste artigo, dá-se destaque ao que há de procedente em tais discussões, bem como nas distorções ou falácias geradas nesta última década sobre os três procedimentos mais utilizados para avaliação da personalidade, no Brasil e exterior: o Método de Rorschach no Sistema Compreensivo, RCS; o Teste de Apercepção Temática, TAT e o Desenho da Figura Humana, DFH. Os referenciais apresentados sobre a utilidade clínica e diagnóstica desses instrumentos mostram-se igualmente úteis na ponderação de estudos e na discussão de questões relativas às técnicas projetivas de modo geral.

Palabras clave : Avaliação psicológica; Métodos projetivos; Rorschach; Teste de Apercepção Temática; Desenho da Figura Humana; Validade.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )