SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2A cientificidade das técnicas projetivas em debateOrientação e evitação ao êxito em uma população do nordeste brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

MARTINS, Maria do Carmo Fernandes  e  SANTOS, Gisele Emídio. Adaptação e validação de construto da Escala de Satisfação no Trabalho. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 195-205. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste estudo foi revisar, validar e apurar a fidedignidade da Escala de Satisfação no Trabalho, composta por 116 itens agrupados em 14 fatores válidos com fidedignidade insatisfatória. A revisão semântica manteve 113 itens, aplicados a 600 trabalhadores-estudantes, sendo 51% mulheres, com nível de escolaridade média e superior, com idade média de 26 anos. Análises dos componentes principais e scree plot indicavam haver 7 a 12 componentes. A fatoração dos eixos principais com rotações Varimax e Promax reduziu a escala para 45 itens agrupados em seis fatores: "satisfação com suporte organizacional", "satisfação com utilidade social da organização e do trabalho", "satisfação com relacionamento afetivo no trabalho", "satisfação com reconhecimento profissional", "insatisfação com inadequação da chefia e falta de oportunidades" e "insatisfação com sobrecarga de trabalho" com alfas de 0,86, 0,81, 0,80, 0,82, 0,85 e 0,81. A estrutura do construto confirmou-se afetiva e multideterminada. Esta conclusão corroborou achados da área.

Palavras-chave : Satisfação no trabalho; Escala de Medida de Satisfação no Trabalho; Validade; Fidedignidade; Análise fatorial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )