SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Adaptation and construct validation of Job Satisfaction ScaleAsymmetry among peace, war, and violence according to children and adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

ALVAREZ, Jesús Francisco Laborín et al. Orientação e evitação ao êxito em uma população do nordeste brasileiro. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 207-217. ISSN 1413-8271.

Utilizou-se a versão ajustada da escala mexicana de orientação e evitação ao êxito para obter sua validade de construto e as diferenças por sexo, idade, religião, preferência política, escolaridade e renda na população paraibana. Contou-se com uma amostra com 600 pessoas, distribuída igualmente por sexo e nas três faixas etárias: 14-22, 23-35 e 36-60 anos. A análise fatorial com rotação Oblimin apresentou três fatores para orientação ao êxito e dois para evitação ao êxito. As mulheres apresentaram médias mais altas em insegurança ao êxito e mais baixas para competitividade e trabalho. Por grupo de idade, observaram-se diferenças para os jovens com uma média maior nas dimensões de evitação ao êxito e competitividade. Em grau de estudo, o grupo que cursa a segunda fase de ensino fundamental obteve médias mais altas nos fatores competitividade e insegurança ao êxito. Para ter parceira(o) houve diferenças significativas.

Keywords : Orientação e evitação ao êxito; Personalidade; Psicometria; Nordeste brasileiro.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )