SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Adaptação e validação de construto da Escala de Satisfação no TrabalhoAssimetria entre paz, guerra e violência na concepção de crianças e adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

ALVAREZ, Jesús Francisco Laborín et al. Orientação e evitação ao êxito em uma população do nordeste brasileiro. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 207-217. ISSN 1413-8271.

Utilizou-se a versão ajustada da escala mexicana de orientação e evitação ao êxito para obter sua validade de construto e as diferenças por sexo, idade, religião, preferência política, escolaridade e renda na população paraibana. Contou-se com uma amostra com 600 pessoas, distribuída igualmente por sexo e nas três faixas etárias: 14-22, 23-35 e 36-60 anos. A análise fatorial com rotação Oblimin apresentou três fatores para orientação ao êxito e dois para evitação ao êxito. As mulheres apresentaram médias mais altas em insegurança ao êxito e mais baixas para competitividade e trabalho. Por grupo de idade, observaram-se diferenças para os jovens com uma média maior nas dimensões de evitação ao êxito e competitividade. Em grau de estudo, o grupo que cursa a segunda fase de ensino fundamental obteve médias mais altas nos fatores competitividade e insegurança ao êxito. Para ter parceira(o) houve diferenças significativas.

Palavras-chave : Orientação e evitação ao êxito; Personalidade; Psicometria; Nordeste brasileiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )