SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Orientação e evitação ao êxito em uma população do nordeste brasileiroRepresentação social do namoro: a intimidade na visão dos jovens índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

DE SOUZA, Luciana Karine  e  SPERB, Tania Mara. Assimetria entre paz, guerra e violência na concepção de crianças e adolescentes. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 219-227. ISSN 1413-8271.

Este trabalho investigou os conceitos de paz e guerra no Brasil e a presença de assimetria entre paz, guerra e violência. Foram entrevistadas 61 crianças e 63 adolescentes sobre causas da paz e da guerra; razões da preferência pela paz; estratégias pró-paz, antiguerra e antiviolência; e definição de paz ou guerra no Brasil. A hipótese de assimetria foi confirmada apenas nos participantes mais novos. A guerra no Brasil foi definida como violência, conflito de interesses e reivindicação; a paz brasileira, como ausência de violência e de guerra individual, emoções positivas, atitudes humanitárias e amizade. As crianças apresentaram dificuldades para definir paz e guerra no Brasil, predominando respostas não-classificáveis. Os participantes adolescentes preferiram estratégias prescritivas às proscritivas. Espera-se que os dados do presente estudo contribuam para o desenvolvimento de programas de educação para a paz que atentem para a influência dos conceitos de guerra e violência sobre o de paz.

Palavras-chave : Psicologia para a paz; Guerra; Violência; Assimetria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )