SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Assimetria entre paz, guerra e violência na concepção de crianças e adolescentesIntenção de comportamento socialmente responsável do consumidor: sua relação com os valores humanos básicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

BERTOLDO, Raquel Bohn  y  BARBARA, Andréa. Representação social do namoro: a intimidade na visão dos jovens. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 229-237. ISSN 1413-8271.

Os relacionamentos íntimos, dentre eles o namoro, pressupõem a existência de identidades e representações sociais, que são compartilhadas através de comportamentos, normas e valores sociais. Objetivou-se identificar a representação social e a particularização em função da identidade sexual e experiência com o namoro. Para tal, a amostra foi composta por 183 estudantes universitários, com média de idade de 22 anos. Foi utilizado um questionário auto-aplicado em situação coletiva. Na análise dos dados foram utilizados os programas informáticos Evoc 2000, Similitude 2000, ALCESTE e SPSS. Os elementos da representação foram organizados em torno da noção de amizade descrita em termos de cumplicidade, confiança e amor. As garotas evocaram elementos relacionados à confiança e afeto e os garotos ao sexo. As pessoas que namoravam no momento representavam o namoro como uma relação de amizade e aceitação e os que haviam namorado no passado ressaltavam a questão da fidelidade e do compromisso.

Palabras clave : Representações sociais; Análise estrutural; Namoro; Relações íntimas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )