SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Representação social do namoro: a intimidade na visão dos jovensConcepções de policiais sobre crianças em situação de rua: um estudo sobre preconceito índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

QUEIROGA, Fabiana et al. Intenção de comportamento socialmente responsável do consumidor: sua relação com os valores humanos básicos. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 239-248. ISSN 1413-8271.

Este estudo teve como objetivo explorar a relação entre a intenção de comportamento do consumidor e os valores humanos, abordando temas como proteção ao meio ambiente e a outras pessoas. Participaram do estudo universitários com idade média de 21 anos (DP = 4,6) e a maioria foi do sexo feminino (72,4%). Os estudantes responderam coletivamente em sala de aula a um questionário com questões objetivas sobre comportamento social. Os resultados apontaram para a importância dos valores humanos na compreensão dos processos subjacentes à intenção de compra dos consumidores tendo em vista os aspectos sociais mensurados. A categoria de valores centrais explicou 3% da variância para preocupação ambiental; 4% para preocupação com a reciclagem; e para preocupação social a variância explicada foi de 5%. Tais resultados indicaram que a tipologia dos valores humanos apresentou coerência na explicação do construto estudado e que existe relação compreensível entre ambos.

Palavras-chave : Intenção de compra; Valores humanos; Comportamento responsável.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )