SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Intention of social responsible conduct consumer: relationship with human basic valuesInfluences father's work conditions on father-child relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

CERQUEIRA-SANTOS, Elder et al. Concepções de policiais sobre crianças em situação de rua: um estudo sobre preconceito. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 249-256. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste estudo foi investigar a concepção que policiais militares têm das crianças em situação de rua. Pela técnica da inserção ecológica, doze policiais homens foram selecionados ao acaso e entrevistados nas ruas perante um roteiro pré-estabelecido. Foi realizada uma análise qualitativa do conteúdo das entrevistas e de diários de campo dos pesquisadores. Os critérios utilizados pelos policiais para definir a criança em situação de rua foram a aparência, as atividades desenvolvidas na rua, o comportamento, a freqüência com que as crianças estão na rua, o local de permanência e a relação da criança com a família. Para todos os critérios houve uma tendência à valoração negativa, no entanto, percebeu-se uma relativização do conceito criado. O estudo destacou a importância da qualificação profissional no enfrentamento deste problema social, sobretudo num caráter educativo que revele melhor a dinâmica de vida das crianças em situação de rua.

Keywords : Polícia; Preconceito; Crianças de rua.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )