SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Intenção de comportamento socialmente responsável do consumidor: sua relação com os valores humanos básicosInfluências das condições de trabalho do pai sobre o relacionamento pai-filho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

CERQUEIRA-SANTOS, Elder et al. Concepções de policiais sobre crianças em situação de rua: um estudo sobre preconceito. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 249-256. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste estudo foi investigar a concepção que policiais militares têm das crianças em situação de rua. Pela técnica da inserção ecológica, doze policiais homens foram selecionados ao acaso e entrevistados nas ruas perante um roteiro pré-estabelecido. Foi realizada uma análise qualitativa do conteúdo das entrevistas e de diários de campo dos pesquisadores. Os critérios utilizados pelos policiais para definir a criança em situação de rua foram a aparência, as atividades desenvolvidas na rua, o comportamento, a freqüência com que as crianças estão na rua, o local de permanência e a relação da criança com a família. Para todos os critérios houve uma tendência à valoração negativa, no entanto, percebeu-se uma relativização do conceito criado. O estudo destacou a importância da qualificação profissional no enfrentamento deste problema social, sobretudo num caráter educativo que revele melhor a dinâmica de vida das crianças em situação de rua.

Palabras clave : Polícia; Preconceito; Crianças de rua.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )