SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Concepções de policiais sobre crianças em situação de rua: um estudo sobre preconceito índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

CIA, Fabiana  y  BARHAM, Elizabeth Joan. Influências das condições de trabalho do pai sobre o relacionamento pai-filho. PsicoUSF [online]. 2006, vol.11, n.2, pp. 257-264. ISSN 1413-8271.

O presente estudo teve por objetivo identificar as condições de trabalho que influenciam no envolvimento do pai com seu filho. Participaram deste estudo 58 pais que tinham um filho na 5a ou 6a série do Ensino Fundamental. Os pais preencheram o questionário "Avaliação das condições de trabalho e do envolvimento do pai com seu filho - versão paterna". As medidas das condições de trabalho apresentaram correlações significativas com a satisfação do pai em relação ao seu desempenho familiar. Esta escala, por sua vez, estava positivamente correlacionada com as medidas do envolvimento do pai com seu filho. Assim, a relação entre as condições de trabalho e o envolvimento do pai com seu filho foi mediada pela satisfação do pai com seu desempenho familiar. Tais resultados demonstram a necessidade de identificar e alterar as normas e condições de trabalho que restringem as oportunidades para os pais participarem das rotinas familiares.

Palabras clave : Relacionamento entre pai e filho; Condições de trabalho; Pai.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )