SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Bender Test with dyslexics: Comparison of two systems of punctuation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

DINIZ, António M.; ALMEIDA, Leandro S.  and  PAIS, Lúcia G.. Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portugueses. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 01-12. ISSN 1413-8271.

A crescente preocupação com os aspectos técnicos e éticos da avaliação psicológica, em particular da utilização de técnicas de avaliação, tem-se reflectido na importância que lhes é internacionalmente atribuída. Neste enquadramento, procurámos descrever as percepções e as práticas dos psicólogos portugueses quanto à avaliação psicológica. Com base num inquérito nacional junto de psicólogos (N = 1259), respondido por 265 participantes com mais de três anos de actividade, descrevemo-los quanto ao percurso de formação, contexto profissional e utilização de técnicas de avaliação, e cruzámos as variáveis tempo e contextos de actividade com a utilização, e o valor e percepções quanto ao uso das técnicas. Destacamos a percepção positiva relativamente à formação recebida na área da avaliação psicológica, mesmo afirmando a necessidade de formação complementar ou o desconhecimento das orientações internacionais sobre o uso das provas (lacuna mais evidente no contexto escolar). As inovações passam, sobretudo, pelo recurso à informatização/novas tecnologias.

Keywords : Testes psicológicos; Diagnóstico; Prática psicológica; Psicometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )