SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Contextos profissionais e práticas da avaliação psicológica: inquérito aos psicólogos portuguesesInventário de Depressão de Beck - BDI: validação fatorial para mulheres com câncer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos  e  JORGE, Lília Maíse de. Teste de Bender com disléxicos: comparação de dois sistemas de pontuação. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 13-21. ISSN 1413-8271.

Este estudo teve como objetivo avaliar aspectos maturacionais e disfuncionais referentes à percepção visomotora de disléxicos valendo-se, para isso, do Teste de Bender analisado sob dois sistemas de correção, o sistema de pontuação gradual (B-SPG) e o sistema Lacks. Participaram da pesquisa 20 disléxicos com idade entre 9 e 16 anos (M = 12), sendo 16 do sexo masculino e 4 do sexo feminino. Os dados mostraram que a média de erros dos disléxicos foi acima do que é esperado para crianças de nove e dez anos que compõem a amostra normativa do B-SPG. De acordo com o sistema Lacks de pontuação os fatores mais comprometidos na amostra de disléxicos foram referentes a mudanças na forma da gestalt e distorção da gestalt, fatores esses equivalentes à distorção da forma no B-SPG. O índice de correlação entre os dois sistemas foi significativo e alto (r = 0,76).

Palavras-chave : Dislexia; Avaliação; Percepção visomotora.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )