SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Inventário de Depressão de Beck - BDI: validação fatorial para mulheres com câncerTradução, adaptação e validação preliminar do Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PRMQ) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

PAULA, Alessandro Vinicius de; PEREIRA, Arlete Santana  e  NASCIMENTO, Elizabeth do. Opinião de alunos de psicologia sobre o ensino em avaliação psicológica. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 33-43. ISSN 1413-8271.

Entre as práticas do psicólogo há a realização de avaliação psicológica. Inadequações em avaliações psicológicas podem refletir problemas na formação do psicólogo. Este artigo apresenta uma pesquisa que investigou, por meio de um questionário, opiniões sobre avaliação psicológica, enfatizando o uso de testes psicológicos, de 358 alunos que concluíam a graduação em psicologia de quatro faculdades de Belo Horizonte, MG. Os resultados evidenciam que os alunos receberam formação na área de avaliação psicológica, porém muitos a consideraram insuficiente. Eles conhecem testes psicológicos e reconheceram que estes apresentam problemas nos parâmetros psicométricos, sendo necessária a sua melhoria. A Resolução n.º 2/2003 do Conselho Federal de Psicologia, que define critérios relacionados à produção e comercialização de instrumentos psicológicos no Brasil, é desconhecida por muitos alunos. Conclui-se pela necessidade de aperfeiçoamento da formação acadêmica do psicólogo visando à aquisição de habilidades suficientes para capacitá-lo ao exercício profissional de melhor qualidade na área em questão.

Palavras-chave : Formação do psicólogo; Avaliação psicológica; Testes psicológicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )