SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Opinião de alunos de psicologia sobre o ensino em avaliação psicológicaDesenvolvimento dos componentes da consciência fonológica no ensino fundamental e correlação com nota escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

BENITES, Daniela  e  GOMES, William B.. Tradução, adaptação e validação preliminar do Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PRMQ). PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 45-54. ISSN 1413-8271.

Falhas de memória são comuns no cotidiano. Contudo, elas podem indicar ocorrências de problemas cognitivos, principalmente entre idosos. O artigo traz a tradução e a adaptação do Prospective and Retrospective Memory Questionnaire (PRMQ). O instrumento, no original constituído de 16 itens, avalia auto-relatos de falhas de memória prospectiva e retrospectiva. O estudo contou com 642 participantes, com idade variando entre 16 e 81 anos, recrutados em uma universidade e em grupos comunitários. A análise fatorial exploratória dos dados do PRMQ apontou a validade de construto apenas para oito itens. Então, optou-se por reconsiderar mais dois itens que apresentaram carga fatorial aceitável e compor uma escala de 10 itens, sendo cinco para cada dimensão da memória. A correlação para validade convergente e discriminante foi realizada com o Questionário de Percepção Subjetiva de Queixas de Memória para idosos (MAC-Q), em uma amostra de 38 participantes idosos, com idade média de 69 anos. O PRMQ-10 apresentou validade e confiabilidade (a = 0,80), com boas perspectivas para uso em pesquisa.

Palavras-chave : Falhas de memória; Prospectiva; Retrospectiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )