SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Desenvolvimento dos componentes da consciência fonológica no ensino fundamental e correlação com nota escolarAuto-eficácia, doenças crônicas e incapacidade funcional na velhice índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

BANHATO, Eliane Ferreira Carvalho  e  NASCIMENTO, Elizabeth do. Função executiva em idosos: um estudo utilizando subtestes da Escala WAIS-III. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 65-73. ISSN 1413-8271.

Avaliar funções executivas é relevante por apresentarem declínio precoce com a idade. Disponibilizar instrumentos para pesquisa e avaliação de idosos é necessário em face do aumento dessa população. Este estudo transversal objetivou avaliar funções executivas de idosos utilizando cinco subtestes da WAIS-III, identificando associações com idade, gênero e escolaridade. A amostra comunitária constituiu-se de 346 idosos com média etária de 74,14 anos (DP = 8,49) e escolaridade de 7,2 anos (DP = 4,5). Mediu-se validade de construto com testes de Fluência Verbal (convergente) e CES-D (divergente). Univariadas determinaram diferença significativa segundo gênero, com melhor desempenho masculino. Idade correlacionou-se negativa e significativamente com tarefas executivas. Escolaridade afetou a velocidade de processamento, mas não a atenção, raciocínio e organização perceptovisuomotora. Concluiu-se pela adequação dos subtestes para avaliação executiva de idosos. Recomenda-se estabelecimento de pontos de corte para possibilitar diferenciação entre envelhecimento normal e patológico.

Palavras-chave : Funções executivas; Escala WAIS-III; Envelhecimento.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )