SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Função executiva em idosos: um estudo utilizando subtestes da Escala WAIS-IIIRelação conjugal na transição para a parentalidade: gestação até dezoito meses do bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

RABELO, Dóris Firmino  e  CARDOSO, Chrystiane Mendonça. Auto-eficácia, doenças crônicas e incapacidade funcional na velhice. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 75-81. ISSN 1413-8271.

A doença crônica, maior causa de incapacidade entre os idosos, é de grande interesse porque é influenciada por fatores médicos, psicológicos e sociais. O objetivo desta revisão é mostrar a relevância da crença de auto-eficácia como mecanismo protetor ou mediador no ajustamento de idosos incapacitados. Pesquisas indicam que quanto maior as crenças de auto-eficácia, menor a incapacidade, o distress psicológico, os sintomas depressivos, o declínio em atividades básicas e instrumentais da vida diária; e maior a saúde percebida, o ajustamento à dor, o esforço despendido em atividades requeridas, o ajustamento pessoal e a capacidade de mobilização de recursos de enfrentamento.

Palavras-chave : Auto-eficácia; Incapacidade funcional; Idosos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )