SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Auto-eficácia, doenças crônicas e incapacidade funcional na velhicePercepção de expressões faciais em pessoas com esquizofrenia: movimentos oculares, sintomatologia e nível intelectual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

MENEZES, Clarissa Corrêa  e  LOPES, Rita de Cássia Sobreira. Relação conjugal na transição para a parentalidade: gestação até dezoito meses do bebê. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 83-93. ISSN 1413-8271.

No presente estudo objetivou-se analisar a relação conjugal, durante a transição para a parentalidade, sob dois enfoques: a avaliação que cada casal faz de sua relação e a interação comunicacional que estabelece nos diferentes momentos da transição. Foi realizado um estudo de caso coletivo, longitudinal, que abrangeu cinco etapas: o último trimestre de gestação e o terceiro, o oitavo, o décimo-segundo e o décimo-oitavo mês de vida dos bebês. A amostra foi composta por quatro casais adultos, com idades entre 20-30 anos, que esperavam seu primeiro filho e que foram recrutados em grupos de preparação para gestantes em hospitais de Porto Alegre. Em cada uma das etapas consideradas, os casais foram contatados e entrevistados conjuntamente, com base em entrevistas semi-estruturadas. A análise dos dados foi realizada a partir das análises qualitativa e quantitativa de conteúdo. Os resultados deste estudo apontam que um fator central para a compreensão da conjugalidade na transição para a parentalidade é a qualidade da relação conjugal estabelecida antes da transição.

Palavras-chave : Relação conjugal; Transição para a parentalidade; Nascimento do primeiro filho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )