SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Relação conjugal na transição para a parentalidade: gestação até dezoito meses do bebêSanta pecadora ou execrada santa?: O autocuidado em mulheres soropositivas para HIV índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

LUKASOVA, Katerina et al. Percepção de expressões faciais em pessoas com esquizofrenia: movimentos oculares, sintomatologia e nível intelectual. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 95-102. ISSN 1413-8271.

A análise dos padrões dos movimentos oculares em esquizofrênicos mostra que estes apresentam alterações próprias da doença. O objetivo foi avaliar e relacionar as propriedades dos movimentos oculares com o estado clínico e nível intelectual durante observação de faces. Foram avaliados 10 sujeitos com diagnóstico de esquizofrenia e 10 controle, pareados em função de sexo, idade e escolaridade. Foi utilizada a Escala das Síndromes Positiva e Negativa (ESPN), o Teste de Matrizes Progressivas Raven e o Penn Emotion Acuity Test. A busca visual foi registrada com programa EyeGaze®. Resultados mostram que ambos os grupos fixaram mais as faces com conteúdo emocional, sendo o número total de fixações menor entre os pacientes com esquizofrenia. A duração da fixação teve correlação inversa com a pontuação no Raven, PANSS e número de fixação. Parâmetros dos movimentos oculares se correlacionaram com a condição clínica e nível intelectual dos pacientes com esquizofrenia.

Palavras-chave : Esquizofrenia; Movimento ocular; Inteligência; Estado clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )