SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Percepção de expressões faciais em pessoas com esquizofrenia: movimentos oculares, sintomatologia e nível intelectualEvaluación de las redes semánticas de conceptos académicos en estudiantes universitarios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

PEREIRA, Maria Helena Guerra Gomes  e  COSTA, Liana Fortunato. Santa pecadora ou execrada santa?: O autocuidado em mulheres soropositivas para HIV. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.1, pp. 103-110. ISSN 1413-8271.

Esta pesquisa foi realizada com mulheres portadoras de HIV/Aids, integrantes de uma ONG no Distrito Federal, com o objetivo de conhecer seu processo de adesão ao autocuidado. Teve como objetivos investigar a relação entre o autocuidado e a sua auto-estima e auto-imagem, e como o conceito de autocuidado se relaciona com as suas vivências com o parceiro e com seus familiares. Problema: construção de significados sobre autocuidado por mulheres soropositivas para HIV. Instrumento: entrevista de grupo focal. As construções de sentido foram: histórias de descuido; eu até me cuido, se for para outra pessoa...; desqualificando-se para se relacionar! e profissionais como facilitadoras ou não de sua inclusão social. Os resultados caminharam no sentido de se perceber que a subjetividade dessas mulheres permanece sem alternativa de reedição e, portanto, atrelada à identidade de pecadora por ter o HIV e de santa por sofrer apartada para que os outros não se contaminem.

Palavras-chave : Subjetividade; HIV/AIDS; Autocuidado; Exclusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )