SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Escala de Preferência Musical: construção e comprovação da sua estrutura fatorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

CARDOSO, Lucila Moraes  e  CAPITAO, Cláudio Garcia. Avaliação psicológica de crianças surdas pelo Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 135-144. ISSN 1413-8271.

A técnica projetiva das Pirâmides Coloridas permite conhecer aspectos da personalidade de quem é examinado e ser útil na avaliação de crianças com dificuldades de comunicação, tais como os surdos. Este estudo objetivou verificar evidências de validade da técnica de Pfister no contexto da surdez e analisar possíveis influências dos modelos educacionais nas crianças surdas. Participaram 37 ouvintes e 81 surdos, sendo 31 oralizados, 29 bilíngües e 21 comunicação total. Os grupos foram compostos por crianças de 6 a 12 anos, de ambos os sexos e escolaridade do pré à sexta série do ensino fundamental. Na comparação dos grupos, surdos e ouvintes, verificou-se prevalência da cor violeta em crianças surdas. Já entre os grupos de surdos houve diferença significativa na presença de alguns indicadores de organização cognitiva. Este estudo, contudo, corrobora as evidências de validade para o uso do teste de Pfister com crianças surdas.

Palavras-chave : Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister; Avaliação psicológica; Crianças surdas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )