SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Avaliação psicológica de crianças surdas pelo Teste das Pirâmides Coloridas de PfisterA avaliação do nível de habilidades para trabalhar em equipe entre professores universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

PIMENTEL, Carlos Eduardo; GOUVEIA, Valdiney V.  e  PESSOA, Viviany Silva. Escala de Preferência Musical: construção e comprovação da sua estrutura fatorial. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 145-155. ISSN 1413-8271.

O objetivo deste estudo foi construir e conhecer os parâmetros psicométricos de uma escala para medir a preferência musical de jovens. Participaram da pesquisa 480 estudantes do ensino médio, majoritariamente do sexo feminino (55,1%) e solteiros (95,8%), com idades variando de 13 a 28 anos (M=16,2; DP=1,60). Estes responderam à Escala de Preferência Musical, além de perguntas demográficas. A amostra foi dividida aleatoriamente em duas de igual tamanho, procurando conhecer a estrutura fatorial da escala (n1) e logo testá-la (n2). Os resultados de uma análise de componentes principais com a primeira amostra revelaram uma estrutura multifatorial, composta por quatro componentes de estilos musicais: música de massa, música alternativa, música refinada e música convencional, com índices de precisão satisfatórios e explicando mais da metade da variância total. Uma análise fatorial confirmatória (ML) foi realizada com a segunda amostra, testando a estrutura previamente observada. Os resultados razoavelmente apóiam tal estrutura. Conclui-se que esta é uma medida adequada para fins de pesquisa, sendo útil quando o propósito for conhecer a preferência musical dos adolescentes. Por outro lado, apontam-se limitações e sugestões para melhorar os parâmetros dessa medida.

Palavras-chave : Música; Preferência; Adolescente; Escala.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )