SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Escala de Preferência Musical: construção e comprovação da sua estrutura fatorialConstrução e validação da Escala de Avaliação da Mediação de Mães de Crianças Pequenas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SOUZA, Fernanda Pasquoto e; MONTEIRO, Janine Kieling  e  ELGUES, Gisele Beatriz Zatt. A avaliação do nível de habilidades para trabalhar em equipe entre professores universitários. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 157-164. ISSN 1413-8271.

Este estudo procurou avaliar a habilidade para o trabalho em equipe em 78 professores universitários das ciências da saúde e exatas. Utilizou-se o Questionário de Habilidades para Trabalhar em Equipe para avaliar as categorias: preocupação com a equipe, características de liderança, formas de comunicação, preocupação com a tarefa e preocupação com o humano. Realizaram-se análises estatísticas de freqüência e teste t de Student. Nos resultados destaca-se que as habilidades para o trabalho em equipe são positivamente valorizadas no exercício da docência. Nas categorias específicas, preocupação com a tarefa obteve o escore padronizado mais alto, enquanto preocupação com a equipe, o mais baixo. A área das ciências da saúde alcançou resultados mais altos em preocupação com o humano do que a das exatas. Discutem-se aspectos que ratificam a importância da avaliação psicológica nessa área de atuação, contribuindo tanto nas tarefas de diagnóstico como no desenvolvimento dessas habilidades.

Palavras-chave : Habilidades; Trabalho em equipe; Professores universitários.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )