SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2O Teste de Fotos de Profissões (BBT) de Achtnich: histórico e pesquisas desenvolvidas no BrasilPrecisão de avaliadores na avaliação da criatividade por meio da produção de metáforas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

SILVA, Fábio Henrique Vieira de Cristo e  e  ALCHIERI, João Carlos. Avaliação psicológica da personalidade de condutores: uma revisão de literatura. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 189-196. ISSN 1413-8271.

Todos os anos milhões de brasileiros são avaliados psicologicamente para conduzir veículos, com base na legislação vigente. O objetivo deste trabalho foi revisar os estudos empíricos brasileiros sobre avaliação psicológica de características da personalidade utilizados nos processos avaliativos de condutores. Identificaram-se publicações nesta temática no país, os principais temas e métodos utilizados, bem como listaram-se os procedimentos e resultados obtidos. Conclui-se que as pesquisas sobre personalidade de motoristas são escassas e restritas nos seus resultados com base na generalização, sem resultados conclusivos que justifiquem a necessidade de avaliação deste construto psicológico para conduzir veículos.

Palavras-chave : Personalidade de condutores; Avaliação psicológica de motoristas; Motoristas; Revisão de literatura; Psicologia do trânsito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )