SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Discutindo procedimentos psicométricos a partir da análise de um instrumento de avaliação neuropsicológica breveCultura organizacional e avaliação de instituições de educação superior: semelhanças e diferenças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

WACHELKE, João Fernando Rech; ANDRADE, Alexsandro Luiz de; SOUZA, André Moraes  e  CRUZ, Roberto Moraes. Estudo complementar da validade fatorial da Escala Fatorial de Satisfação em Relacionamento e predição de satisfação global com a relação. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 221-225. ISSN 1413-8271.

A pesquisa complementa a validação da Escala Fatorial de Satisfação em Relacionamento de Casal, junto a uma amostra diferenciada formada por 342 universitários em relacionamentos estáveis (52,3% eram mulheres). Após análise fatorial foi verificada estrutura fatorial semelhante e índices de confiabilidade superiores aos do primeiro estudo, embora um dos itens tenha obtido carga inferior a 0,30 nos dois fatores. Foi realizada uma análise de regressão múltipla para relacionar as dimensões da escala com uma medida de satisfação global no relacionamento. O modelo com as duas subescalas da EFS-RC como preditores explicou 46% da variância da satisfação com o relacionamento.

Palavras-chave : Relacionamento de casal; Satisfação no relacionamento; Relações interpessoais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )