SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Complementary factorial validity study concerning the Factorial Relationship Satisfaction Scale and prediction of global relationship satisfactionSupervision: supervisory style, supervisee satisfaction and depressive symptoms in psychology students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

COLETA, José Augusto Dela  and  COLETA, Marilia Ferreira Dela. Cultura organizacional e avaliação de instituições de educação superior: semelhanças e diferenças. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 227-237. ISSN 1413-8271.

Considerando oito fatores da cultura organizacional, já identificados nos estudos anteriores em organizações empresariais - distância hierárquica; controle da incerteza; individualismo; masculinidade; assertividade; orientação para a realização; para o futuro; para a afiliação - o presente trabalho detectou níveis de presença e variabilidade desses fatores em 14 instituições de educação superior - IES (universidades públicas e particulares, centros universitários e faculdades privadas). Os dados foram recolhidos com 490 professores universitários, com um conjunto de escalas tipo Likert para medida dos oito fatores da cultura organizacional, de avaliação das qualidades das IES e dos sentimentos de a elas pertencer. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas entre e intra diferentes classes de IES, correlações negativas significativas entre as avaliações e os fatores distância do poder, individualismo e masculinidade, e positivas entre as avaliações e o controle da incerteza, assertividade, orientação para o futuro, para a realização e para a afiliação.

Keywords : Cultura organizacional; Avaliação; Instituições de educação superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )