SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Estudo complementar da validade fatorial da Escala Fatorial de Satisfação em Relacionamento e predição de satisfação global com a relaçãoSupervisão: estilos, satisfação e sintomas depressivos em estagiários de psicologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

COLETA, José Augusto Dela  e  COLETA, Marilia Ferreira Dela. Cultura organizacional e avaliação de instituições de educação superior: semelhanças e diferenças. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 227-237. ISSN 1413-8271.

Considerando oito fatores da cultura organizacional, já identificados nos estudos anteriores em organizações empresariais - distância hierárquica; controle da incerteza; individualismo; masculinidade; assertividade; orientação para a realização; para o futuro; para a afiliação - o presente trabalho detectou níveis de presença e variabilidade desses fatores em 14 instituições de educação superior - IES (universidades públicas e particulares, centros universitários e faculdades privadas). Os dados foram recolhidos com 490 professores universitários, com um conjunto de escalas tipo Likert para medida dos oito fatores da cultura organizacional, de avaliação das qualidades das IES e dos sentimentos de a elas pertencer. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas entre e intra diferentes classes de IES, correlações negativas significativas entre as avaliações e os fatores distância do poder, individualismo e masculinidade, e positivas entre as avaliações e o controle da incerteza, assertividade, orientação para o futuro, para a realização e para a afiliação.

Palavras-chave : Cultura organizacional; Avaliação; Instituições de educação superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )