SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Cultura organizacional e avaliação de instituições de educação superior: semelhanças e diferençasAnsiedade materna manifestada durante o tratamento odontológico de seus filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

FIGUEIREDO, Ana Catarina Marques Ribeiro de; FERNANDES, Susana Margarida Gonçalves Caires; MARTINS, Carla Cristina Esteves  e  RAMALHO, Vera Lúcia Moreira. Supervisão: estilos, satisfação e sintomas depressivos em estagiários de psicologia. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 239-248. ISSN 1413-8271.

A figura do supervisor assume-se como um dos principais factores protectores da experiência de estágio, emergindo como uma importante fonte de suporte emocional e/ou como um "amortecedor" do impacto gerado pela transição universidade-mundo do trabalho. Visando estudar a relação entre os estilos de supervisão, os níveis de satisfação do estagiário (em relação aos supervisores da universidade e da instituição de estágio) e a sua eventual relação com sintomatologia depressiva, foi realizado um estudo com 83 estagiários de Psicologia da Universidade do Minho, avaliados no final do seu estágio, através do Inventário de Estilos Supervisivos, do Questionário da Qualidade da Supervisão e do Inventário da Depressão de Beck. Os resultados revelam uma concordância na forma como estes avaliam ambos os supervisores em termos de estilo supervisivo e satisfação com a supervisão, surgindo uma maior satisfação associada a um estilo atractivo e orientado para a tarefa. No caso do supervisor da universidade, a periodicidade regular do seu acompanhamento emerge como uma variável importante, associando-se a maiores níveis de satisfação. Não foram encontradas correlações entre qualquer uma dessas variáveis e sintomatologia depressiva.

Palavras-chave : Estilos supervisivos; Satisfação com a supervisão; Sintomatologia depressiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )