SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Supervisão: estilos, satisfação e sintomas depressivos em estagiários de psicologiaQualidade do sono e depressão: que relações sintomáticas em crianças de idade escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

TOMITA, Laura Mendes; COSTA JUNIOR, Áderson Luiz  y  MORAES, Antônio Bento Alves de. Ansiedade materna manifestada durante o tratamento odontológico de seus filhos. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 249-256. ISSN 1413-8271.

A ansiedade manifestada pela criança durante o atendimento odontológico constitui um elemento potencialmente prejudicial à realização do tratamento bucal. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar os comportamentos de dez mães durante sessões seqüenciais de atendimento odontológico de seus filhos. Todas as sessões foram filmadas em videoteipe com marcas sonoras a cada 15 segundos, indicando os momentos em que foram efetuados os registros dos comportamentos. Um mapeamento geral do repertório de comportamentos permitiu apontar padrões comuns a todas as participantes e padrões específicos, indicadores de maior ansiedade de algumas participantes. Proporcionalmente, o procedimento de anestesia injetável evocou maior freqüência de comportamentos indicadores de respostas de ansiedade das mães. O cirurgião-dentista, atento aos comportamentos de pais e acompanhantes de crianças, pode adotar estratégias que reduzam a ansiedade dos pais, aumentando a freqüência de comportamentos colaborativos da criança com o tratamento.

Palabras clave : Ansiedade em odontologia; Comportamentos de mãe; Análise de comportamentos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )