SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Ansiedade materna manifestada durante o tratamento odontológico de seus filhosPráticas educativas parentais: a percepção de adolescentes com e sem dependência química índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

SERRAO, Filipa; KLEIN, John Manuel  y  GONCALVES, Alda. Qualidade do sono e depressão: que relações sintomáticas em crianças de idade escolar. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 257-268. ISSN 1413-8271.

O sono e a depressão têm sido associados, tendo-se questionado se um padrão de sono deficitário era condição necessária e suficiente para o aparecimento de sintomatologia depressiva. Este estudo procura averiguar a prevalência dos problemas de sono e da depressão em crianças em idade escolar. Foram avaliadas em dois momentos 467 crianças da escola primária, com idades compreendidas entre os 6 e os 11 anos de idade (M=8,70; DP=0,692). Os resultados revelam uma diminuição na prevalência ao longo do ano lectivo nos dois quadros nosológicos, verificando-se também uma relação negativa entre o rendimento académico e a sintomatologia depressiva nos dois momentos de avaliação (T1 rho=-0,349; p=0,000; T2 rho=-0,406; p=0,000). Serão discutidas implicação dos resultados para a avaliação e intervenção das crianças, contemplando a possibilidade de uma intervenção precoce de modo a prevenir o aparecimento de um estado depressivo na infância que venha manter ou agravar os problemas do sono.

Palabras clave : Epidemiologia; Perturbação do sono; Depressão infantil; Rendimento académico.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )