SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Práticas educativas parentais: a percepção de adolescentes com e sem dependência químicaEnvolvimento cognitivo de universitários em relação à motivação contextualizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

FIGUEIREDO, Vera L. M. de; QUEVEDO, Luciana; GOMES, Giovana  e  PAPPEN, Laura. Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 281-290. ISSN 1413-8271.

Distúrbio de aprendizagem é um problema escolar e social, sendo uma das principais causas de encaminhamento de crianças para avaliação psicológica. Esta pesquisa teve por objetivo investigar habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagem. Neste estudo foram avaliadas 263 crianças de escolas públicas com o teste de inteligência WISC-III. A amostra constituiu-se de alunos entre 6 e 16 anos (média=9 anos), sendo 69,2% do sexo masculino. Problemas na leitura e déficit de atenção foram identificados como fatores mais comuns no grupo estudado. Os subtestes Informação, Semelhanças, Aritmética, Dígitos, Código e Arranjo de Figuras foram os que apresentaram menores escores caracterizando o perfil ACIDAS. Quanto à capacidade intelectual geral, a média do QI Total foi classificada como limítrofe. Os resultados evidenciaram uma discrepância entre o raciocínio verbal (QI Verbal=82) e não-verbal (QI Execução=80). De acordo com a literatura, a discrepância esperada seria no sentido inverso.

Palavras-chave : Problemas de aprendizagem; Inteligência; WISC-III.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )