SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Habilidades cognitivas de crianças e adolescentes com distúrbio de aprendizagemAnsiedade-traço competitiva: diferenças quanto ao gênero, faixa etária, experiência em competições e modalidade esportiva em jovens atletas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

ACCORSI, Daniella Maculan Pavesi; BZUNECK, José Aloyseo  e  GUIMARAES, Sueli Édi Rufini. Envolvimento cognitivo de universitários em relação à motivação contextualizada. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 291-300. ISSN 1413-8271.

O presente estudo propôs-se investigar aspectos motivacionais de 217 alunos de um curso superior de sete diferentes instituições. Os participantes foram avaliados quanto à crença no valor da inteligência e do esforço, quanto às suas metas de realização e quanto ao uso de estratégias de aprendizagem usadas numa disciplina teórica específica. Como resultados, apareceu maior incidência da orientação à meta aprender e correlação negativa entre essa orientação e a orientação à meta evitação do trabalho. Ao mesmo tempo, a orientação à meta aprender esteve mais associada ao uso de estratégias de profundidade, enquanto a preferência por estratégias de superfície esteve mais associada à meta evitação do trabalho. O esforço não apareceu como fator mais valorizado do que a inteligência por grande parte da amostra. Os resultados foram discutidos à luz da literatura atual e foram extraídas conclusões para o ensino superior.

Palavras-chave : Motivação no ensino superior; Estratégias de aprendizagem; Valorização do esforço; Valorização da capacidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )