SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Envolvimento cognitivo de universitários em relação à motivação contextualizadaAção médica no contexto ambulatorial com o portador de HIV índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

PsicoUSF

versión impresa ISSN 1413-8271

Resumen

GONCALVES, Marina Pereira  y  BELO, Raquel Pereira. Ansiedade-traço competitiva: diferenças quanto ao gênero, faixa etária, experiência em competições e modalidade esportiva em jovens atletas. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 301-307. ISSN 1413-8271.

O presente estudo se propõe a investigar a ansiedade-traço competitiva no que diz respeito ao gênero, faixa etária, experiência em competições e tipo de modalidade esportiva (individual e coletiva) em jovens atletas. Para sua realização, participaram 105 atletas paraibanos de diferentes modalidades esportivas, com idades variando de 11 a 20 anos e a maioria do sexo masculino. Estes, em seus próprios locais de treino, responderam à Escala de Ansiedade-Traço Competitiva e questões sociodemográficas. Com base na análise dos dados, os resultados indicaram que as mulheres apresentaram maior ansiedade-traço competitiva do que os homens, não se encontrando diferença significativa entre as outras variáveis estudadas. Sugere-se a realização de pesquisas futuras com a utilização de outros instrumentos e considerando novas variáveis.

Palabras clave : Ansiedade-traço competitiva; Jovens atletas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )