SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Competitive trait-anxiety: differences of gender, age group, experience in competitions and modality sport in young athletesThe social representations structure of postnatal mothers about postpartum depression author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

FERNANDES, Ceres Regina Dias  and  BRITTO, Ilma A. Goulart de Souza. Ação médica no contexto ambulatorial com o portador de HIV. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 309-318. ISSN 1413-8271.

Este estudo analisou as ações médicas na primeira consulta após o diagnóstico da presença do HIV. Os dados foram coletados em observações registradas em vídeo. Foram analisados os comportamentos verbais de quatro díades médico-pacientes em um contexto ambulatorial. Os comportamentos dos médicos foram analisados em relação às categorias funcionais da ação médica de informar o paciente para a transmissão e não-transmissão do HIV, investigar comportamentos de riscos, explicar sobre o risco de propagação do HIV e pesquisar as condições dos pacientes. Também categorias de preparar o paciente para os efeitos dos medicamentos, diferenciar aspectos relevantes sobre a infecção HIV, direcionar para a terapia com os anti-retrovirais e dar apoio ao paciente. Os dados apontam que as verbalizações dos médicos foram notadamente superiores às dos pacientes, como também a presença de freqüências relativas em relação a grande parte das categorias pesquisadas. Os dados foram discutidos em relação a esses e outros resultados obtidos e em relação à metodologia aplicada.

Keywords : Relação médico-paciente; Comportamento verbal; Categorização de verbalizações; AIDS/HIV.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )