SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Ansiedade-traço competitiva: diferenças quanto ao gênero, faixa etária, experiência em competições e modalidade esportiva em jovens atletasA estrutura das representações sociais de mães puérperas acerca da depressão pós-parto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

PsicoUSF

versão impressa ISSN 1413-8271

Resumo

FERNANDES, Ceres Regina Dias  e  BRITTO, Ilma A. Goulart de Souza. Ação médica no contexto ambulatorial com o portador de HIV. PsicoUSF [online]. 2007, vol.12, n.2, pp. 309-318. ISSN 1413-8271.

Este estudo analisou as ações médicas na primeira consulta após o diagnóstico da presença do HIV. Os dados foram coletados em observações registradas em vídeo. Foram analisados os comportamentos verbais de quatro díades médico-pacientes em um contexto ambulatorial. Os comportamentos dos médicos foram analisados em relação às categorias funcionais da ação médica de informar o paciente para a transmissão e não-transmissão do HIV, investigar comportamentos de riscos, explicar sobre o risco de propagação do HIV e pesquisar as condições dos pacientes. Também categorias de preparar o paciente para os efeitos dos medicamentos, diferenciar aspectos relevantes sobre a infecção HIV, direcionar para a terapia com os anti-retrovirais e dar apoio ao paciente. Os dados apontam que as verbalizações dos médicos foram notadamente superiores às dos pacientes, como também a presença de freqüências relativas em relação a grande parte das categorias pesquisadas. Os dados foram discutidos em relação a esses e outros resultados obtidos e em relação à metodologia aplicada.

Palavras-chave : Relação médico-paciente; Comportamento verbal; Categorização de verbalizações; AIDS/HIV.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )