SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Reliability and confirmatory factorial analysis of the IMPRAFE-126 with gauchos' practitioners of physical activitiesAdaptation of a method for studying the effect of emotion on memory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

PsicoUSF

Print version ISSN 1413-8271

Abstract

MAGALHAES, Mauro de Oliveira. Propriedades psicométricas da versão brasileira da Escala de Entrincheiramento na Carreira. PsicoUSF [online]. 2008, vol.13, n.1, pp. 13-19. ISSN 1413-8271.

A expressão entrincheiramento de carreira significa a imobilização do trabalhador em determinada posição ocupacional devido à percepção de limitação de alternativas de carreira, à evitação da perda de investimentos e a custos emocionais associados à mudança de ocupação. Foram investigadas as características psicométricas de uma versão brasileira da Escala de Entrincheiramento na Carreira. Uma amostra de 668 trabalhadores, 415 homens e 253 mulheres, com idades entre 25 e 65 anos, empregados em organizações públicas, privadas e do terceiros setor, respondeu à escala. Não foram encontradas diferenças de entrincheiramento associadas ao tipo de organização de trabalho. A análise fatorial encontrou os três fatores correspondentes às dimensões propostas para o construto: investimentos de carreira, custos emocionais e limitação de alternativas de carreira. Os indicadores de consistência interna obtidos para a escala total e para cada dimensão de entrincheiramento foram satisfatórios, revelando que todos os itens contribuem para aumentar a precisão do instrumento. As análises indicam aspectos de validade de construto e de precisão satisfatórios para a versão brasileira da Escala de Entrincheiramento na Carreira.

Keywords : Escolha profissional; Trabalho; Psicometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )